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Foto do escritorAgência BPM*DPC

Como a Cascanéia lotou seu parque no verão com campanha publicitária?

Pense o seguinte: é final de semana, está fazendo um belo dia de sol e é verão. Então você se pergunta: “Onde vou curtir esse lindo dia?”. Bom, dependendo de onde você mora, há algumas opções a ser considerar… Então você pega seu celular, ou liga o rádio e descobre que perto de você tem um parque aquático cheio de atrações e com promoção pra você aproveitar. Talvez você não havia considerado ainda essa opção, mas uma coisa te fez pensar num delicioso mergulho no parque aquático: a campanha publicitária. 

Depois dessa introdução, é bem fácil entender por que as campanhas publicitárias são tão importantes para as empresas. Quando nos colocamos no lugar do cliente (afinal, somos sempre clientes de alguma coisa ou alguém), entendemos a influência que uma campanha publicitária pode ter na vida de alguém e no sucesso de um negócio. Esse é o caso do Parque Aquático Cascanéia. 

O Parque Aquático Cascanéia

Com mais 30 anos de história, o Parque Aquático Cascanéia fica na cidade de Gaspar e, junto com o Beto Carrero World, consolida Santa Catarina como um destino cheio de lazer e aventura em qualquer época do ano. Turistas de todos os lugares do globo vem para cá só para conhecer os dois parques.

Expansão do público

A agência de publicidade BPM Comunicação fez uma extensiva campanha publicitária para o verão 2018/2019, criando desde materiais gráficos, e-mail marketing, spots para rádio até o gerenciamento das redes sociais. 

A Cascanéia é um parque bastante conhecido em sua região, porém a intenção era expandir o público para outras regiões e Estados e também, é claro, fazer o cliente que já conhece o parque lembrar novamente da marca. Este processo é cíclico e precisa ser realizado para que as pessoas não esqueçam que um negócio existe. 

Apesar de popular, o Parque Cascanéia não é a única opção do mercado, com vários concorrentes em locais próximos. Porém, sua variedade de atrações e premiações mundiais ajudam a certificar o parque como a melhor opção. 

Essas atrações foram exploradas de forma a deixar as pessoas com vontade de vivenciar, o que ajudou em muito na lotação do parque durante toda a temporada. Cada peça publicitária e cada mídia utilizada é importante, com o investimento em publicidade retornando em vendas e visitas ao parque.

Campanha publicitária de verão

Para a temporada de verão 2018/2019, havia a necessidade de criar uma grande campanha que abrangesse do mês de novembro de 2018 até março de 2019. Porém, entendendo que a Cascanéia possui diferentes personas dentro de seu público-alvo, resolvemos desmembrar essa campanha, criando identidades visuais voltadas para cada persona, comunicando-se assim mais diretamente.

“Antes a gente trabalhava sempre com a imagem institucional. Mas trabalhar intensamente uma campanha de verão com a mesma identidade o tempo todo se torna enfadonho. Então a gente decidiu fazer uma identidade para cada campanha focada em cada persona. Assim não precisávamos ficar adaptando à identidade à persona, já criamos uma campanha própria para cada uma”, explica Morgana Vanzuita, Chief Operating Officer da BPM Comunicação.

Cada identidade foi utilizada em peças diversas, como redes sociais, ADS, e-mail marketing e outros materiais gráficos. 

Primeiramente, iniciando pela Oktober, antes mesmo de abrir o parque para a temporada, a BPM Comunicação criou o “Ein Prosit à Diversão”, focado nas pessoas que vinham para a festa em Blumenau, mas podiam se hospedar no hotel da Cascanéia, na cidade vizinha.


Em seguida, foi criada a identidade da “Abertura 2018/2019”, de fato a abertura do parque para o verão, que acontece em novembro.

A campanha “Papas da Língua” foi criada a partir de uma mistura entre a identidade da banda e do próprio parque, anunciando assim este que foi um show exclusivo.


“Mergulhe em Grupo” foi voltado para excursões de escola, caravanas e formaturas.


Já “Mergulhe na Magia” foi criado para o final do ano, quando eram feitos pacotes especiais para o Natal.


A identidade “Verão” foi criada voltando-se para o público em geral, amigos, casais e família que gostam de frequentar o parque.


O “Tchibum para Alegria” envolvia pais e mães com crianças pequenas abaixo dos 8 anos de idade.


E, por fim, para o carnaval foi criado o “Aqua Bloco”, fechando assim as campanhas para a temporada de verão 2018/2019.


Resultado em números

No Facebook, a Cascanéia já tinha uma quantidade alta de curtidas, porém com baixíssimo engajamento. Trabalhando com o público que já gostava do parque e tinha intenções de voltar, o número de usuários engajados cresceu 525% até o fim da temporada de verão, com as curtidas do Facebook, mesmo que já estabelecidas, também crescendo em 5%. 

Isso significa que muito mais gente estava falando sobre a marca, interagindo com as postagens e, consequentemente, sentindo vontade de visitar o parque. O Instagram, que a princípio não era tão trabalhado pela Cascanéia, teve o foco em crescimento de público, com 50% de aumento nas curtidas. 

Para o Instagram da Cascanéia, a BPM Comunicação criou uma estratégia de repost dos usuários. Entrando em contato com a pessoa que fazia check in na Cascanéia, a agência garantia a permissão do uso da imagem e ia além, criando interferências gráficas na imagem para brincar com a temática do parque.

Reforçar a marca online, no rádio e em materiais impressos aumentou sua autoridade de mercado e contribuiu para que toda a temporada de verão 2018/2019 seguisse com o parque em lotação máxima na maioria das datas, transformando o investimento em publicidade em vendas reais. 

Ficou curioso e quer saber como a BPM Comunicação pode ajudar sua marca a crescer também? Entre em contato com nossa equipe e traga sua demanda!

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